Poucos meses depois de seu lançamento, a série 1899 já está oficialmente cancelada pela Netflix. Por conta disso, surgiram diversas opiniões sobre o que pode ter motivado isso. Seria culpa da acusação de plágio ao quadrinho brasileiro? Ou quem sabe a qualidade da série? Bom, aqui também temos um pitaco: E se a culpa for do modelo de distribuição?
O ano de 2022 teve diversas séries em alta, por diversos motivos. Por exemplo, podemos falar de Mulher-Hulk, A Casa do Dragão e Os Anéis de Poder. Seja por qualidade ou nostalgia por suas obras originais, as três obras foram muito comentadas pelo público, mesmo que seja para reclamar. O que elas têm em comum? Episódios semanais.
As três obras foram MUITO beneficiadas pelo tempo de discussão que os episódios semanais proporcionam. As pessoas assistiam no dia de lançamento, comentavam com os amigos e especulavam o que viria a seguir. Isso trouxe teorias, aumentou a expectativa pelo próximo episódio e trouxe ainda mais fidelidade dos fãs. Os domingos voltaram a ser dia de Game of Thrones, por exemplo.
Tudo lançado junto, enlatado e sem conversa
Já 1899, teve seu lançamento da forma que se tornou tradicional pela Netflix: Todos os episódios ao mesmo tempo. Um hype foi gerado por conta da produção, que teve os mesmos nomes da série Dark. Trailers misteriosos, drama… Tudo ali, até o lançamento, quando muita gente assistiu tudo maratonando e nunca mais falou sobre a série.
Já pensou como seria se toda semana esse mistério da série fosse cativado com conversas e teorias dos fãs que aguardam o próximo episódio?
Sim, ninguém é obrigado a assistir tudo de uma vez. Mas os espectadores gostam desse sentimento de fazer algo em conjunto. Compartilhar algo. BBB, Master Chef e diversos outros programas estão aí para mostrar.
O público gosta é de se sentir parte de um movimento. Acompanhar ao mesmo tempo.
E claro, não podemos esquecer que essa forma de distribuição influencia na produção e na expectativa por mais temporadas também. Lembra de Sandman, sucesso de crítica e incerteza de segunda temporada por muitos meses? Na época, o próprio Neil Gaiman fez um apelo nas redes sociais, pois o número de visualizações caiu em relação a época de lançamento e isso botou a produção em cheque.
A Netflix espera que todos assistam em maratona. Virou uma fórmula pronta. E isso acaba ignorando movimentos de debate, criação de expectativa e muitos outros fatores que poderiam criar mais marketing para a série.
Isso salvaria 1899? Não sei. Sinceramente, a série nunca me pegou. Mas com certeza, mais mastigadinho e distribuído, seria mais fácil de assistir.
Bora trocar uma ideia? Pois siga o Guia Etuíno de Entretenimento no Orelo e no Instagram! Então só clicar aqui ou procurar @guia_etuino na busca! Com isso você tem um contato ainda mais próximo com quem escreve por aqui.
Comentários