Evangelion estreou na Netflix e em poucos dias se tornou um dos assuntos mais falados entre os fãs e o público que assina o serviço de
streaming. O problema é que a versão trazida para a Netflix tem gerado diversas críticas por conta de sua legenda cheia de memes e expressões da internet.

Eu entendo quem reclama, mas também entendo quem se incomoda com as pessoas que estão reclamando.

Logo que comecei a assistir eu também reparei de cara nos “não fica pistola” ou “sem tempo irmão” que apareceram nas legendas em português. Necessário? Nem um pouco. Errado? Menos ainda. Enquanto as expressões estiverem passando a mensagem original das falas, não vejo problema em pequenas adaptações para o público do Brasil. Principalmente porque ter Evangelion disponível de uma forma tão acessível e legal é muito importante para apresentar a produção para novas gerações. Mas isso tem que ser bem feito.

Do jeito que está, a “piada” na legenda acaba chamando mais atenção que o próprio diálogo e isso faz parecer que o conteúdo foi adicionado de uma forma muito forçada. E sim, isso incomoda.

Ao mesmo tempo, pelas reclamações que vemos nas redes sociais fica um pouco da impressão de que existe um certo saudosismo pela parte dos fãs que estão reclamando. O anime é considerado um clássico, por isso tem uma grande quantidade de fãs com uma referência ao material “original”. E o maior motivo de incômodo talvez seja essa distância do ponto de referência da primeira experiência com Evangelion.

Até porque, se o problema fossem realmente as gírias, os brasileiros não celebrariam tanto a dublagem de Yu Yu Hakusho, por exemplo. Ou vocês acham que “tô na área se derrubar é pênalti” realmente tava na dublagem original do anime?

Solução para isso tudo?

Pelo lado dos fãs, seria ótimo se eles relaxassem um pouco na cobrança em cima de uma reprodução de um programa de décadas atrás. Mais uma vez digo isso: Entendam que a série não é só para vocês.

Pelo lado da Netflix, fica um apelo: Seriedade, po! Adaptar é uma coisa, agora simplesmente jogar memes e frases de efeito para bombar no Twitter é outra coisa. Atualiza sim, mas faz direito. 

Apesar de tudo isso, assistam Evangelion. Vale a pena, com memes ou não. E sigam o Guia Etuíno no Instagram!