Ash teve um ano corrido em 2022. Depois de finalmente se tornar um mestre Pokémon, agora foi anunciado que ele não será mais o protagonista das próximas temporadas da animação principal da franquia. Com 10 anos desde 1997, Ash e Pikachu finalmente deixaram o posto de personagens principais de Pokémon. Por fim, sua despedida já tem data marcada 13 de janeiro de 2023.

O anúncio do fim da era Ash foi feito pela conta oficial de Pokémon, na manhã de hoje. Foi anunciada uma temporada especial de 11 episódios para encerrar o ciclo de Ash, que começará a ser disponibilizada em janeiro do ano que vem. Abaixo, confira o pôster da nova temporada, que faz uma referência bem clara ao primeiro pôster já feito da animação de Pokémon.

Pôster da nova e última temporada de Ash
Pôster original da primeira temporada

Além disso, foi anunciado que o futuro nos promete dois novos protagonistas na animação:  Os treinadores Liko e Roy, que terão novos Pokémon. A dupla começará sua jornada pela região de Paldea, onde deve ser introduzida a nova tripleta de iniciais da geração atual dos games: Sprigatito, Fuecoco e Quaxly.

O fim de uma era

Ash Ketchum, da cidade de Pallet, sempre foi um protagonista que dividiu opiniões entre os fãs de animes e mangás. Talvez de forma injusta, por conta dos jogos se esperava um protagonista mais experiente, com mais conhecimento sobre batalhas e uma melhor tática de organização. Porém, é importante lembrar também que os protagonistas dos jogos sempre foram nulos de personalidade, tendo apenas a missão de nos emular dentro do universo dos jogos. A missão de tornar Ash um protagonista se tornou difícil a partir do ponto em que nossa referência de treinador éramos nós mesmo, enquanto jogadores dos videogames.

Por fim, Ash encerra sua jornada depois de alcançar um objetivo traçado por ele no primeiro episódio da primeira temporada de Pokémon. Independente do tempo que levou, ele trouxe várias características que raramente são mostradas em animes, com derrotas, partidas e finais nem sempre felizes. O que valoriza ainda mais a vitória em sem final de jornada. Assim, foi construído um final digno o suficiente para celebrar sua trajetória até por quem não gostava da dupla Ash e Pikachu.

Em janeiro se encerrará o ciclo do protagonista que me apresentou Pokémon quando eu tinha 8, 9 anos de idade, em 1997. Ele fecha sua história 25 anos depois, tão parceiro das crianças de 10 anos de hoje quanto foi meu parceiro na minha infância.

Acho que podemos dizer que é um ciclo importante que se está se fechando, não?

Bora trocar uma ideia? Pois siga o Guia Etuíno de Entretenimento no Orelo e no Instagram! Então só clicar aqui ou procurar @guia_etuino na busca! Com isso você tem um contato ainda mais próximo com quem escreve por aqui.