Pokémon segue firme e forte com seu anime e hoje tivemos uma notícia importante. Depois de 26 anos, Ash finalmente foi campeão mundial e se tornou um Mestre Pokémon. Parece bobo, mas dentro da narrativa da história de Ash, o desenho usa as derrotas e despedidas como uma forma de valorizar uma vitória.
O Ash nem sempre foi um protagonista querido pelos fãs. Principalmente entre os que vivem o universo Pokémon pelos jogos. Afinal, como apoiar um treinador que bota um Caterpie pra lutar contra um Pidgeotto? Como simpatizar com um estrategista que tenta derrubar um Mewtwo NO SOCO?
Uma vitória depois de tantos anos de jornada significa crescimento. Enquanto todos esperavam uma evolução do Pikachu, quem evoluiu foi o próprio Ash, que aprendeu a usar melhor os Pokémon disponíveis e estudar seus inimigos. Finalmente, o resultado de uma mensagem que mostra que perder faz parte da vitória.

Sim, talvez tivesse sido melhor ele finalizar essa mensagem antes dos primeiros fãs completarem 40 anos, mas tudo. O importante é o ciclo fechado. Ainda mais porque esses mesmos fãs cresceram com desenhos que tiravam tanto o peso das derrotas. A gente sofre quando o Freeza mata o Kuririn. Mas depois da terceira ressurreição a gente vê ele morrendo e no máximo solta um “puts”. Isso tira o peso da própria morte dos personagens.
Pokémon nunca teve medo de mostrar um protagonista fraco. Ash apanha desde o primeiro episódio do anime, até do próprio Pikachu. O desenho é mais sobre ele aprender com isso do que qualquer coisa. Por isso, esse título mundial é bem bonito.
A maior franquia de todos os tempos?
Pokémon estreou em 1997 e acompanhou diversas gerações desde então. A gente tem um podcast sobre isso, você pode ouvir clicando aqui. O mundo hoje está falando de uma vitória fictícia num desenho animado. Entende o tamanho dessa franquia tão gigante?
Se não, talvez essa foto da luta passando NAS RUAS DO JAPÃO demonstrem um pouco.

Eu não sou o maior fã do Ash. Mas ver a força e a mobilização que ele ainda traz para a franquia me deixa muito feliz.
Bora trocar uma ideia? Pois siga o Guia Etuíno de Entretenimento no Orelo e no Instagram! Então só clicar aqui ou procurar @guia_etuino na busca! Com isso você tem um contato ainda mais próximo com quem escreve por aqui.
Comentários