“Duas garotas extremamente esforçadas do ensino médio decidem compensar o tempo perdido e juntar quatro anos de diversão em uma única noite.” Eis a sinopse de Booksmart, ou Fora de Série, como ficou no Brasil.

Booksmart é um filme dirigido pela incrível Olivia Wilde, lançado nos Estados Unidos no último dia 24. A produção atingiu uma aprovação de 97% dos críticos do Rotten Tomatoes e 75% do público geral, o que me fez questionar a diferença e me deixou ainda mais curiosa para ver o filme que já havia sido indicado por uma amiga!

Conhecemos Amy (Kaitlyn Dever) e Molly (Beanie Felstein), duas adolescentes super inteligentes, focadas e cheias de si. A história começa no último dia do ensino médio. Molly, a típica presidente de turma, e Amy, a sabichona, líder de todos os protestos, não se encaixavam no padrão dos colegas e por isso decidiram focar nos estudos para conseguir entrar numa boa faculdade. Apesar de estarem longe de serem populares entre os colegas, elas se sentiam superiores aos mesmos.

A história se desenvolve quando Molly e Amy percebem que todos os anos de estudo e regime praticamente militar, de certa forma, não adiantaram nada. Os “cool kids” também entraram em boas faculdades E tiveram todas as experiências de festas, relacionamentos e amizade. Tudo que elas deixaram de fazer para estudar. Assim, as meninas decidem festejar na noite antes da formatura para compensar o “tempo perdido”.

O ritmo é acelerado e intenso, extremamente (EXTREMAMENTE) exagerado, remetendo aos besteiróis americanos e comédias teen que já estamos acostumados. Por exemplo, temos a clássica segregação de grupos, como populares e nerds. Porém, Booksmart se diferencia seguindo a métrica que conhecemos recentemente em filmes como Lady Bird, onde o cômico traz em seus diálogos discussões importantes, como empoderamento, inseguranças, identidade de gênero, sexualidade e diversas questões que estão são extremamente relevantes no momento atual.

Muitas vezes durante a trama, me senti vendo um filme do Jonah Hill, irmão da protagonista Beanie Felstein, mostrando que surpreendentemente os dois tem o gene da comédia. A atuação das protagonistas é excelente e a química que passam em tela é sensacional. Se você como eu adora um filme teen ou besteiróis como “Anjos da Lei”, Booksmart é uma ótima pedida.

O filme estreou nos cinemas nacionais ontem, no dia 13/06/2019.

Aproveita e segue nosso instagram!