Celeste é um jogo de plataforma de 2018, desenvolvido pela Extremely OK Games. MUITO coração. Ele mostra as aventuras de Madeline e sua busca por escalar uma montanha estranha, cheia de mistérios e significados. Enquanto você pula entre os cenários, o jogo aborda temas de saúde mental e mostra várias metáforas muito sensíveis sobre a vida. Um jogo premiado, divertido e que com certeza vai rodar no seu PC, mesmo que ele não seja tão forte.

Os gráficos parecem bem simples a princípio, mas logo os cenários e os pequenos detalhes na movimentação dos personagens mostram o quanto Celeste é um jogo MUITO bonito. Aliás, o “minimalismo” do estilo visual do jogo combina muito com a vibe mais emocional que o game vai ganhando ao longo da história. O lúdico e o literal se misturam tanto em alguns momentos que a gente acaba ficando perdido (de uma maneira ótima) entre o real e as alegorias aos problemas pessoais de Madeline. Inclusive na grande vilã do jogo, que logo no começo descobrimos que é ela mesmo. E isso não é spoiler não, viu? Afinal, não sobre quem é vilão, mas sim sobre o porquê.

Acompanhar Madeline “perdendo o controle”, em busca de respostas ou tendo que fazer alguns pequenos exercícios para vencer uma crise de ansiedade é algo MUITO legal de se encontrar em jogo de videogame. Algo que realmente acrescenta muito sentimento a Celeste.

Dificuldade? Muita! De uma forma bem leve

O jogo é difícil. Daqueles que a gente morre centenas, milhares de vezes. E o tempo todo o próprio jogo nos consola, diz que é assim mesmo e tá tudo bem. Inclusive, as poucas vezes em que o jogo dá alguma instrução trazem muita sensibilidade em abordar as questões técnicas do jogo. A forma leve como ele fala dos desafios conversa muito com os problemas internos da personagem principal e tiram o peso das obrigações que nós mesmos colocamos na gente. A dificuldade do jogo é bem honesta, raramente rola aquele sentimento de raiva por uma derrota. Muito pelo contrário, inclusive. Finalizar uma tela difícil de Celeste é muito satisfatório.

Resumindo, Celeste é excelente. Um jogo que quebra um pouco a fórmula normal dos desafios que encontramos nos videogames. Aliás, ele não quebra. Ele nos faz pensar no porquê decidimos entrar numa aventura e o que podemos encontrar quando olhamos para dentro

Celeste tá saindo por R$9,24 na promoção de férias da Steam de 2021. VALE MUITO e deixa o coração quentinho. Pode comprar! Clica aqui ó