Detetive Pikachu bateu um recorde curioso durante essa semana. O live-action de Pokémon arrecadou US$ 412 milhões pelo mundo e se tornou o filme baseado em videogame mais lucrativo da história. O segundo lugar agora é o primeiro Tomb Raider, que arrecadou US$357 milhões.

Dito isso, fica uma pergunta no ar: Detetive Pikachu é o melhor filme adaptado de jogo da história? Provavelmente. Mas em parte isso também é culpa da tosquice das outras adaptações que já tentaram emplacar nos últimos anos.

Por algum motivo os filmes baseados em games sempre acabam falhando em tentar levar para o cinema o sucesso gerado nos jogos. Independente do gênero e da franquia, os filmes geralmente deixam os fãs frustrados. E, na minha opinião baseada em absolutamente nada, acho que a culpa tem fonte: Os diretores não sabem o que fazer com histórias de sucesso prontas e interativas.

Geralmente as adaptações de jogos chegam aos cinemas com uma cara estranha, como se os diretores não conhecem a essência do material original. Simplesmente contar a mesma história de novo, de forma literal, não adianta nada se você não entende o que segura os fãs ao jogo.

Às vezes acontece algo ainda pior: Surgem filmes como Street Fighter – A Última Batalha e aquela franquia BIZONHA de Resident Evil. A impressão que fica é que pegaram filmes completamente aleatórios e sem personalidade e adicionaram o nome do jogo só para tentar deixar um pouco mais atrativo. Isso é ainda pior que os filmes como Super Mario Bros, que tenta subverter o contexto do jogo original para criar algo novo e acaba fugindo completamente da história.

Adaptações que deram certo

Os filmes mais bem avaliados entre as adaptações de jogos são aqueles que pegam a essência do game e criam algo quase novo. O primeiro Silent Hill tá aí para mostrar isso de uma forma muito boa. Detetive Pikachu tem um pouco disso, já que ele conta uma história alternativa à mais famosa entre os fãs. Não, a história não foi criada do zero. Existe um jogo para 3DS que conta a mesma história, mas é algo mais obscuro e pouco conhecido entre as pessoas que jogam tudo lançado pela franquia. Isso ajuda o filme Detetive Pikachu a ter uma identidade própria.

Detetive Pikachu pode ser considerado sim a melhor adaptação de jogo para o cinema, seja por seu visual ou por sua personalidade que não decepciona que já está acostumado com a franquia principal.

Já foi dito que uma sequência para Detetive Pikachu já está em desenvolvimento e Ryan Reynolds deve retornar. Aguardemos.

Segue o Guia Etuíno no instagram, po!