O Relógio do Juízo Final ou originalmente Doomsday Clocké um relógio simbólico mantido desde 1947 pelo comitê de diretores do Bulletin of the Atomic Scientists da Universidade de Chicago. O dispositivo utiliza uma analogia onde a raça humana está a “minutos para a meia noite”, onde a meia-noite representa a destruição por uma guerra nuclear.

Como vivemos em uma época conturbada, esse tema me chamou bastante atenção, ainda mais após o ouvir o Nerdcast 451 – “Como será a Terceira Guerra Mundial?”. O podcast é de 2015 e de lá pra cá muita coisa aconteceu.

Como funciona?

 

O relógio foi iniciado em sete minutos para a meia-noite durante a Guerra Fria em 1947, e tem sido, até então, avançado ou retrocedido em intervalos regulares, dependendo da situação mundial e da perspectiva de uma guerra nuclear. O ajuste é relativamente arbitrário, feito pela diretoria do Bulletin of the Atomic Scientists em resposta aos acontecimentos mundiais.

O ajuste do relógio não tem sido feito rápido o suficiente para denotar certos eventos. A crise dos mísseis de Cuba em 1962, por exemplo, alcançou seu auge em algumas semanas, e o relógio não foi ajustado durante aquele período, provavelmente esse evento seria a tão temida “meia noite” da humanidade. Não obstante, alterações no relógio geralmente atraem atenção.

O anúncio oficial da mudança mais recente foi feito em 26 de Janeiro de 2017, onde houve um avanço de três para dois minutos e trinta segundos para a meia-noite, a primeira mudança com uso de fração desde 1947!

 

Os ponteiros do relógio já se moveram 23 vezes em resposta aos eventos internacionais desde seu início em sete minutos para meia-noite, em 1947. Quanto mais baixo o ponto no gráfico, maior a probabilidade de uma catástrofe nuclear.

Segue abaixo uma tabela de registros significativos do Relógio do Juízo Final, organizado pelos minutos restantes para os eventos catastróficos. Repare que 2017 está na segunda posição:

 


Fonte: Insider.Pro

Para saber mais: Bulletin of the Atomic Scientists: Site oficial com todas as atualizações sobre o Doomsday Clock (em inglês).“Two Minutes to Midnight”, Iron Maiden (1984):A música trata da guerra em geral e o título faz referência ao Relógio do Juízo Final. Faz parte da trilha sonora do jogo Grand Theft Auto: Vice City, e pode ser ouvida na rádio V-Rock