Todo mundo gosta de miojo. Quentinha, saborosa, perfeita para quem tá com fome, né? Mas uma hora enjoa. A gente até pode inventar um pouco, botar batata palha e requeijão, mas no fim sempre vai ser miojo. Desde o lançamento de Homem de Ferro, lá em 2008, o gênero “filme de super-heróis” se tornou um dos movimentos mais rentáveis do cinema. E graças a isso, desde 2008 a Marvel e a Disney nos oferecem um belíssimo rodízio de miojo para tirar o máximo possível de dinheiro dessa fórmula de sucesso.

Mas que fórmula é essa?

Filmes bonitos, trilhas sonoras marcantes, nostalgia e referências. Aí você pega isso e repete. Repete. Repete. Repete bastante.

Eu não tô dizendo que não gosto dos filmes, eu adoro! Mas enjoa. Eu adoro miojo, mas enjoa.  E desde Vingadores: Ultimato, parece que a Disney tem se esforçado ainda menos para fazer algo diferente.

O segundo filme do Homem-Aranha com Tom Holland, por exemplo, eu não lembro NEM O NOME. Viúva Negra mesmo, é basicamente um estúdio seguindo um protocolo. Nada memorável, nenhuma sensação. Mas as cenas de ação, nossa! Lindas. Eu adoro super-heróis e adoro catar referência em filme para conversar com meus amigos. Gosto mesmo. Mas quanto mais a fórmula é extrapolada, menos coração os filmes mostram. 

Com a Sony tentando copiar a fórmula Marvel, a coisa fica ainda mais complicada. São cenas e piadas repetidas e repetidas, com um som muito alto até que acaba. E vemos a cena pós-créditos. É como se o filme todo fosse uma grande justificativa para que existissem as cenas pós-créditos. A gente assiste um filme mediano, só para saber o que vai acontecer no próximo filme mediano.

Então é só parar de ver, oras! Sim. Esse texto é mais sobre mim do que sobre qualquer coisa

Eu adoro miojo. Mas viver de miojo não é saudável. É bom quando a gente come só de vez em quando. Eu adorei assistir todos os Vingadores nos cinemas, mas enjoei. E me assusta um pouco saber que isso ainda dá muito dinheiro para Disney, principalmente porque a Disney é meio que dona de praticamente tudo que faz cinema atualmente.

Já seguiu o Guia Etuíno de Entretenimento no Instagram? Então é só clicar aqui ou procurar @guia_etuino! Com isso você tem um contato ainda mais próximo com quem escreve por aqui.