A manhã desta sexta-feira (03/09) amanheceu com um céu limpo e azul melancólico. Sérgio Mamberti, o doutor Victor, morreu nessa madrugada e nos deixou órfão de seus nostálgicos raios e trovões do Castelo Rá-Tim-Bum.

Mamberti tinha 82 anos e faleceu por conta de uma falência múltipla de órgãos, resultado de uma infecção nos pulmões. O ator teve uma impressionante carreira de mais de 60 anos no teatro, tv e cinema. Um dos mais marcantes, definitivamente, foi o feiticeiro Doutor Victor de Castelo Rá-Tim-Bum.

Em um mundo fantástico e místico mega convidativo para crianças, Victor era a figura adulta que trazia segurança para as aventuras. Aliás, uma figura paterna para um jovem bruxo sem pais.

Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa MUITO diferente em sua época. Um programa infantil que trazia um universo mágico muito rico de cores e cultura. Diversos elementos tratados com uma tranquilidade tão leve que transformava tudo em cotidiano. ETs coloridos, ratos dançarinos e monstros no encanamento, tudo normal. O personagem de Mamberti era o adulto que chegava no fim do dia para fechar as aventuras e dar uma lição ou outra nas crianças. Aquele sentimento de quando o pai chegava do trabalho no fim do dia, sabe? Aquele sentimento de que a noite tá chegando.

Sérgio Mamberti foi (e sempre será) arte, de cartilha. Esteve em tudo que é tipo de área, desde os palcos até a política, onde sempre foi pela cultura.

Obrigado por tudo, Doutor Victor. Com você aí de cima, os raios e trovões que chegarão por aqui sempre soarão como gritos de arte e amor.  

Já seguiu o Guia Etuíno de Entretenimento no Instagram? Então é só clicar aqui ou procurar @guia_etuino! Com isso você tem um contato ainda mais próximo com quem escreve por aqui.