Um ponto positivo da Netflix é que o serviço de streaming está apostando cada vez mais em produções estrangeiras que fujam do estilo estadunidense de sempre. O novo tesouro escondido é Alto Mar. Toda semana recebo e-mails de sugestões e das estreias e apesar de Alto Mar ter sido pouco divulgada, ao passar pelo menu, foi o que me chamou atenção.

A sinopse da 4ª produção original Netflix espanhola é: “Duas irmãs descobrem segredos familiares perturbadores depois de uma série de mortes misteriosas em uma viagem de navio entre a Espanha e o Brasil nos anos 40.”

O criador Ramon Campos revelou sua intenção em uma entrevista: “Nós vivíamos fora da audiência. Havia apenas um mantra: “Prenda o público e nunca, nunca, deixe-o fugir”, acrescentou Campos. “Tenho que dar uma reviravolta no primeiro minuto, depois mais uma reviravolta, depois outra, outra, até o fim. E acabar com um cliffhanger para que o público deseje ver mais no dia seguinte, ou para ver o próximo episódio se quiser.”

O primeiro episódio da série nos introduz os personagens de forma sútil e a história já se apresenta interessante, desenvolvendo-se de forma consistente e prendendo a atenção do telespectador. O que mais me impressionou foi que a cada episódio a proposta realmente se manteve e provou o que queria, que nem tudo é o que parece ser. A ambientação e a fotografia são incríveis, passando-se pós Segunda Guerra, portanto os figurinos, móveis e objetos apresentam bem a era.

Outro ponto importante é que os figurinos também mostram muito a personalidade de cada um. Por exemplo: Eva, a irmã escritora e
independente, usa figurinos compostos de calças e blusas finas, enquanto sua irmã Carolina usa vestidos dignos de uma dama comportada de sua época.

No decorrer da trama realmente parece que estamos interpretando o papel de detetive e eu comecei a procurar pistas em todos diálogos e inventar teorias sozinha. Apesar de ser um mistério, a série se separa do aspecto sério em alguns momentos, chegando a ser cômico deixando muito mais leve a experiência. O drama e os acontecimentos mirabolantes, as vezes chegam perto do exagero, mas no melhor dos sentidos e as atuações impecáveis.

De fato, Alto Mar é uma ótima pedida para quem quer uma maratona rápida e agradável.

Já viu nossas outras indicações da Netflix? Leia mais sobre Caçadores de Trolls e The Society.