Projeto Humanos é um podcast storytelling de Ivan Mizanzuk que apresenta histórias reais contadas em temporadas, com detalhes de cada caso, entrevistas, arquivos e depoimentos da época. A última temporada apresenta o Caso Evandro e seu mistério envolvendo um suposto sacrifício de um menino no Paraná. A qualidade da temporada propagou o Projeto Humanos entre diversos tipos de ouvintes e elevou a mídia podcast para um novo nível no Brasil. O sucesso foi tão grande que foi anunciado que o Caso Evandro será transformado em uma série de TV.

O Caso Evandro será adaptado para um programa do formato documental e o projeto será realizado pela produtora GLAZ. Mizanzuk, o criador do projeto, estará presente durante todo o processo de criação da série. E isso é MUITO animador. Ainda não foi informado onde o seriado será transmitido, mas a simples informação de que isso já está acontecendo é muito especial.

A temporada 4 apresenta o caso do menino Evandro Ramos Caetano, desaparecido em 1992, em Guaratuba, no Paraná. Seu corpo foi encontrado dias depois, sem as mãos, cabelos e vísceras. Algumas pessoas foram presas na época e logo se espalhou a notícia de que o menino havia sido sacrificado. O caso ficou popularmente conhecido como “As Bruxas de Guaratuba”. Com o tempo nos é apresentado que o caso é muito maior do que parece e envolve até algumas figuras políticas da época.

 


 

Os podcasts no Brasil

 “O ano do podcast” é uma brincadeira que roda pela comunidade faz tempo e parece que 2018 realmente foi esse ano. A quarta temporada do Projeto Humanos foi uma das responsáveis.

 Claro que temos exemplos de vários tipos de programas, mas a grande maioria de podcasts entre os mais famosos do Brasil se resume em uma roda de conversa cheia de opiniões pessoais e piadas. Por isso, a popularização do Projeto Humanos com o Caso Evandro trouxe uma seriedade e um profissionalismo para a mídia que ainda era pouco vista por aqui. As fitas originais, as entrevistas e os trechos de depoimentos da época do crime mostram a excelência do trabalho de Mizanzuk.

 Aqui no Guia Etuíno somos ouvintes de podcasts de longa data e o Projeto Humanos nos deixou ENCANTADOS pelo grande trabalho jornalístico e investigativo realizado. Para quem acompanha essa crescente mídia há tanto tempo, ver um de nossos podcasts preferidos tendo a oportunidade de apresentar seu conteúdo para ainda mais pessoas em novas plataformas é muito animador.