Esse texto é um spoiler do começo ao fim!

Toy Story 3 é uma história sobre a vida e como ela se renova ao final dos ciclos que compõem nossa trajetória. Ele mostra que devemos continuar convictos do que somos e acreditar sempre pois a vida sempre dá um jeito. Ótima maneira de encerrar a franquia, certo? Sim. Mas Toy Story 4 foi lançado e nos mostrou que existe mais uma coisa a ser ensinada sobre nossos objetivos: Nem sempre eles vão se cumprir. E tá tudo bem. 

Toy Story mostra o caminho de Woody para aceitar que ele já não serve mais para o que ele acha que nasceu para fazer. De uma forma bem sentimental, o filme conta que a obsessão por um objetivo pode ser apenas uma forma de negação. E continuar insistindo em algo que já passou pode fazer mal, mesmo que você tenha as melhores lembranças do mundo relacionadas à isso. 

O elemento da aceitação está presente em quase todos os núcleos do filme.

Assim como Woody, Forky também acredita ser algo e se nega a aceitar que ele pode ser outra coisa. E o processo de aprendizado do Garfinho é fundamental para abrir os olhos de Woody. Aliás, a vontade de mostrar ao novo personagem que ele pode ser outra coisa é quase que uma necessidade inconsciente do cowboy se sentir útil e importante na formação de Bonnie. A vilã Gabby Gabby também sofre da obsessão por um objetivo. Toda motivação da boneca gira em torno da frustração por se sentir quebrada e incapaz de fazer uma criança feliz. O que não é muito diferente da história de Duke Caboom.

Em contrapartida, temos Betty, o brinquedo perdido. Independente e mais aventureira, a boneca mostra aos outros brinquedos que “se perder” do seu objetivo principal pode ser a melhor forma de perceber as outras alternativas da vida. E o filme mostra a dificuldade de Woody para entender isso.

O simbólico final de Toy Story 4 com a separação de Woody do grupo clássico de brinquedos é o ponto máximo da aceitação do fim. Woody precisou aceitar que ele já não fazia mais parte da vida de Bonnie para finalmente focar em si mesmo.

Ow, segue o Guia no Insta!